Há uns dias atrás alguém perguntava nas redes sociais quais os 10 jogos que mais saudades tinham de jogar e, a minha reação, foi pensar nos 10 amigos com quem tenho mais saudades de jogar! Partilhar um jogo à volta de uma mesa é uma experiência gratificante. Mas não há como negar que, nos tempos que correm, nem sempre o podemos fazer.
Durante os últimos meses fizemos, cá em casa, várias experiências de jogo à distancia. Usamos as plataformas de jogo online, mas também os nossos jogos em suporte físico através de vídeo-chamada. Neste segundo caso, a escolha dos jogos baseou-se num ponto central: jogos cuja informação esteja aberta a todos os jogadores. Fizemos algumas experiências em que os amigos do outro lado da camera tinham o seu próprio exemplar do jogo, e iam replicando no tabuleiro as alterações no decorrer da partida, mas, noutros casos, jogamos havendo apenas um exemplar do jogo numa das casas. E chegamos à conclusão que, de um modo geral, a tipologia de jogos que melhor se presta a esta estratégia são os Roll & Write.
Roll & Write é uma tipologia em que um conjunto de dados são lançados (ou reveladas cartas em vez de dados) e, cada jogador faz as suas escolhas anotando-as numa folha ou tabuleiro de jogo individual. No caso dos tabuleiros individuais, estes são geralmente plastificados e preenchem-se com marcadores não permanentes de quadro branco incluídos. No caso das folhas, os jogos trazem um bloco com uma quantidade generosa de exemplares e nos sites das editoras é possível descarregar versões para impressão gratuitas. Ainda assim a nossa sugestão para as folhas é que peguem em algumas e plastifiquem-nas, tornando-as de utilização múltipla!
Os dados podem assumir as mais variadas cores, formas e conteúdos, desde os tradicionais com algarismos de 1 a 6 em Optimus, até a dados com faces desenhadas como no Animal Rescue, Dungeon Academy ou Railroad Ink.
Há também jogos que enquadramos nesta tipologia que não têm dados! Seriam, em teoria, os Flip & Write onde se vão virando cartas comuns a todos os jogadores e os Draft & Write em que biscamos cartas para a nossa mão. Nestas duas sub tipologias, a nossa recomendação para jogar à distância recai nos Flip & Write, novamente porque a informação é pública para todos os jogadores como em Trails of Tucana.
Se tiverem curiosidade em experimentar esta tipologia de jogos podem também fazê-lo descarregando versões gratuitas das quais vos deixamos aqui 2 exemplos. O jogo sátira PAPER ROLL & Write dos autores portugueses Orlando Sá, Pedro Kerouac e André Santos, ilustrado por Carlos Meinedo; e, o jogo Corinth que pode ser descarregado no site da editora.
Podem também consultar a nossa oferta em jogos Roll & Write aqui.
Bons jogos!