“Roll & Write”: as nossas sugestões para jogar à distância

Há uns dias atrás alguém perguntava nas redes sociais quais os 10 jogos que mais saudades tinham de jogar e, a minha reação, foi pensar nos 10 amigos com quem tenho mais saudades de jogar! Partilhar um jogo à volta de uma mesa é uma experiência gratificante. Mas não há como negar que, nos tempos que correm, nem sempre o podemos fazer.

Durante os últimos meses fizemos, cá em casa, várias experiências de jogo à distancia. Usamos as plataformas de jogo online, mas também os nossos jogos em suporte físico através de vídeo-chamada. Neste segundo caso, a escolha dos jogos baseou-se num ponto central: jogos cuja informação esteja aberta a todos os jogadores. Fizemos algumas experiências em que os amigos do outro lado da camera tinham o seu próprio exemplar do jogo, e iam replicando no tabuleiro as alterações no decorrer da partida, mas, noutros casos, jogamos havendo apenas um exemplar do jogo numa das casas. E chegamos à conclusão que, de um modo geral, a tipologia de jogos que melhor se presta a esta estratégia são os Roll & Write.

Roll & Write é uma tipologia em que um conjunto de dados são lançados (ou reveladas cartas em vez de dados) e, cada jogador faz as suas escolhas anotando-as numa folha ou tabuleiro de jogo individual. No caso dos tabuleiros individuais, estes são geralmente plastificados e preenchem-se com marcadores não permanentes de quadro branco incluídos. No caso das folhas, os jogos trazem um bloco com uma quantidade generosa de exemplares e nos sites das editoras é possível descarregar versões para impressão gratuitas. Ainda assim a nossa sugestão para as folhas é que peguem em algumas e plastifiquem-nas, tornando-as de utilização múltipla!


Os dados podem assumir as mais variadas cores, formas e conteúdos, desde os tradicionais com algarismos de 1 a 6 em Optimus, até a dados com faces desenhadas como no Animal Rescue, Dungeon Academy ou Railroad Ink.
Há também jogos que enquadramos nesta tipologia que não têm dados! Seriam, em teoria, os Flip & Write onde se vão virando cartas comuns a todos os jogadores e os Draft & Write em que biscamos cartas para a nossa mão. Nestas duas sub tipologias, a nossa recomendação para jogar à distância recai nos Flip & Write, novamente porque a informação é pública para todos os jogadores como em Trails of Tucana.


Se tiverem curiosidade em experimentar esta tipologia de jogos podem também fazê-lo descarregando versões gratuitas das quais vos deixamos aqui 2 exemplos. O jogo sátira PAPER ROLL & Write dos autores portugueses Orlando Sá, Pedro Kerouac e André Santos, ilustrado por Carlos Meinedo; e, o jogo Corinth que pode ser descarregado no site da editora.

Podem também consultar a nossa oferta em jogos Roll & Write aqui.

Bons jogos!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Somos uma família apaixonada por jogos de tabuleiro. Quando um jogo Salta da Caixa dá-nos a oportunidade de sonharmos e crescermos com ele, de vivermos histórias fantásticas e estreitarmos laços com quem o partilha connosco.

Últimos artigos
Recomendações
Shopping Cart